Natural de Mossoró-RN, nascido em 26 de outubro de 1952, filha de CLÓVIS CIARLINI e de MARIA CONCEIÇÃO ESCÓSSIA. Casada com CARLOS AUGUSTO DE SOUZA ROSADO, natural de de Mossoró-RN , nascido 31 de outubro de 1944, filho de JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA e DE ADALGISA DE SOUZA ROSADO. Nas eleições de 03 de outubro de 2010. Em 2006, chegou ao Parlamento como a primeira senadora do Rio Grande do Norte e nos 4 anos de mandato apresentou cerca de 60 proposições. Em 2009, assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Sociais. Sob sua presidência, a CAS aprovou quase 200 matérias de interesse do cidadão brasileiro.
Com atuação marcante em defesa dos municípios, no Senado, Rosalba Ciarlini foi relatora de projetos importantes, como o da Transposição do Rio São Francisco, que beneficiará cerca de 12 milhões de nordestinos; da regulamentação das profissões de mototaxista e motoboy e do piso salarial dos agentes comunitários de saúde. É autora das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que aumenta a Licença-maternidade para seis meses e da convocação imediata dos aprovados em concurso público e do projeto que cria a primeira Zona de Processamento e Exportação do Semi-árido, a ZPE do Sertão, autorizada pelo presidente da República.
Das onze comissões técnicas do Senado, Rosalba foi membro de oito, entre elas, a Comissão de Educação; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; Relações Exteriores, Comissão de Assuntos Econômicos e Infraestrutura.
Nascida em Mossoró, terra da primeira eleitora da América Latina, Celina Guimarães, Rosalba Ciarlini se elegeu a primeira prefeita da cidade, governando o município por três mandatos. Iniciou a carreira política em 1988, vencendo com 37.307, representando 49,7% ou uma maioria de 7.081 votos. A candidatura veio das bases, estimulada pelos conselhos comunitários. Da primeira eleição até a reeleição em 2000, passando pelo Senado e governo do Estado, Rosalba teve votações consagradoras.
Foi a prefeita que transformou Mossoró, fazendo dos fatos históricos a oportunidade de emprego e renda, através dos eventos culturais, como o Auto da Liberdade e Chuva de Bala no País de Mossoró. Em seu governo, a cidade teve conceito de 27ª melhor cidade do Brasil para se morar e fazer carreira, além de ter a 13ª melhor rede de saúde pública do país. Em 12 anos de mandato, deixou a Prefeitura com 96% de aprovação.
Em 2010, Rosalba foi eleita pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como um dos cinco parlamentares que mais trabalharam pela saúde pública. O Projeto de Emenda à Constituição -PEC da Licença-maternidade, de autoria da senadora, também foi escolhido como o mais importante projeto de iniciativa do Congresso.
A partir de primeiro de janeiro de 2011, Rosalba será a nova governadora do Estado do Rio Grande do Norte, uma nova missão entregue pelo povo potiguar.
Biografia
Rosalba Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 26 de outubro de 1952. Filha de Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini (Conchecita), é casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado e mãe de Carla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo ( Cadu). É avó de Carlos Augusto, Sofia, Charlotte e Phillipe.
Estudou o primário em Mossoró, no Colégio Dom Bosco. Aos 12 anos de idade fez o exame de admissão e foi cursar o ginasial em Fortaleza, época em que presenciou um dos momentos mais críticos do país: a revolução de 31 de março de 64. Ainda na capital cearense, estudou nos Colégios das Dorotéias e Batista. Graduou-se em Medicina - Pediatria - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo cursado os 3 primeiros anos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde prestou vestibular, em 1971.
Exerceu como médica diversos cargos administrativos. Foi diretora da Comunidade de Saúde de Mossoró, diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, em 1987; fundadora da Unimed/ Mossoró e a primeira mulher presidente da Cooperativa no Brasil, tendo exercido o cargo de 15/12/1980 até 1985.
FONTE - SITE PM DE MOSSORÓ